quarta-feira, 28 de julho de 2010

Agricultura de subsistência em Pombos-PE

Culturas de subsistência consorciadas. Distrito Sede Pombos-PE, 2009. Foto: Jucelio Silva.

A agricultura familiar de subsistência é muito comum nos diversos sítios encontrados no município de Pombos. Geralmente, esses cultivos estão associados ao cultivo do abacaxi uma vez que as famílias produtoras têm a necessidade de cultivá-los objetivando prover suas necessidades básicas de alimentação. Nos sítios localizados tanto no Distrito Sede quanto mais a norte do município encontram-se cultivos de subsistência consorciados ao abacaxi tais como abacaxi-mandioca; abacaxi-macaxeira; abacaxi-limão, abacaxi-acerola; abacaxi-milho; abacaxi-feijão; ou mesmo lotes oculpados com mais de dois tipos de cultivo, em sítios como Sítio Olho D'Água, Sítio Pé de Serra, Sítio Maracujá e Sítio Tamanduá. Em todos estes sítios, encontram-se lotes oculpados com o cultivo do abacaxi, geralmente associados a outros tipos de culturas, geralmente na porção norte do município. Entretanto, na foto observa-se no Sítio Pé de Serra lote oculpado apenas com cultivos de subsisência consorciados de mandioca-milho-feijão no Distrito Sede.

2 comentários:

Murilo Teixeira disse...

Pombos saudades da minha ifância a qual tive o previlégio de aproveita-la com muita alegria e felicidade, meu pai na época Dentista ( DR. Teixeira)me levava a passear nos dias de feira saudades, jamais as equecerei...
sinto-me alegre mais uma vez em saber que Pombos está na lista das cidades turisticas de pernambuco, moro atualmernte em Garanhuns mas meu coração jamais deixará este lugar.

Jucelio Silva disse...

Muito legal Murilo, concordo plenqmente com você! Nasci em Recife mas passei a amar esse municipio a partir de 2006, e hoje sou apaixonado!