A agricultura familiar de subsistência é muito comum nos diversos sítios encontrados no município de Pombos. Geralmente, esses cultivos estão associados ao cultivo do abacaxi uma vez que as famílias produtoras têm a necessidade de cultivá-los objetivando prover suas necessidades básicas de alimentação. Nos sítios localizados tanto no Distrito Sede quanto mais a norte do município encontram-se cultivos de subsistência consorciados ao abacaxi tais como abacaxi-mandioca; abacaxi-macaxeira; abacaxi-limão, abacaxi-acerola; abacaxi-milho; abacaxi-feijão; ou mesmo lotes oculpados com mais de dois tipos de cultivo, em sítios como Sítio Olho D'Água, Sítio Pé de Serra, Sítio Maracujá e Sítio Tamanduá. Em todos estes sítios, encontram-se lotes oculpados com o cultivo do abacaxi, geralmente associados a outros tipos de culturas, geralmente na porção norte do município. Entretanto, na foto observa-se no Sítio Pé de Serra lote oculpado apenas com cultivos de subsisência consorciados de mandioca-milho-feijão no Distrito Sede.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Relevo "tabuliforme" em Pombos-PE
Este tipo de relevo aparece às margens da BR-232, já no Distrito Sede de Pombos, observa-se que o referido relevo apresenta alguns cones de degeção como consequência dos agentes externos os quais estão desgastando a rocha em sua escarpa. Seu topo apresenta-se aplainado de forma que, aqui, eu o denomino particularmente de "tabuliforme". Deixando claro que os tipos de relevo geomorfologicamente denominados de tabuliformes encontram-se geralmente localizados no Planalto Central Brasileiro. No entanto, os agentes externos aí atuantes (município de Pombos-PE) estão modelando o relevo (neste trecho) dando-lhe uma forma de "meseta" assemelhando-se claramente aos relevos tabuliformes naquele lugar, apesar ainda de essas formas neste trecho do referido município apresentarem dimensões muito restritas.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Esta área em Pombos correponde à uma faixa transição de vegetação de Mata Atlântica para vegetação típica do Agreste Pernambucano, correspondendo, esta, a uma vegetaçao mais seca, caracterizando o clima mais "agrestino" de Pombos, com médias pluviométricas de 600mm a 800mm anuais. Observa-se, então, uma vegetãção de médio a baixo porte e um relevo mais íngreme correspondendo aos primeiros degraus do Planalto da Borborema na porção noroeste do município. Existe aí, também, uma grande diversidade de solos tais como planossolos, litossolos e solos podzólicos associados aos latossolos com perfis de baixa a média profundidade. Quanto à rede de drenagem, esta apresenta-se bastante escassa quanto ao volume d'água, pois nesta área estão presentes muitos cursos d'água intermitentes os quais possuem maior volume nos períodos de outono/inverno (período chuvoso). Por ser uma área mais seca, o cultivo do abacaxi aí se faz mais presente já que a planta se adapta melhor às áreas com menor índice pluviométrico, tendo alguns destaques nesta cultura, por exemplo, localidades como o Sítio Olho D'água, Água da Pedra e Sítio Tamanduá.
Assinar:
Postagens (Atom)